fbpx

As principais vantagens de ter um aplicativo na sua escola e ideias para criar um app

Os aplicativos, também conhecidos como apps, são ferramentas cada vez mais comuns no dia a dia das escolas e têm ganhado um grande destaque no processo de Transformação Digital na educação.

Com eles, você pode revolucionar a comunicação dentro e fora da escola, permitindo uma interação mais direta com alunos, pais e responsáveis. Entre os recursos, é possível enviar comunicados, consultar resultados, marcar reuniões, fazer matrículas, pagar mensalidades e muito mais.

Em um mundo de avanço rápido da tecnologia, não é preciso ser nenhum hacker para ter um app na sua escola. Neste texto, mostramos as principais vantagens de ter um aplicativo na sua escola e ideias para criar um app!

O que é e para que serve o aplicativo nas escolas

O aplicativo para escolas é um recurso digital que tem o objetivo de estabelecer uma comunicação mais direta entre a instituição e seus diversos públicos. Basta apenas ter um smartphone ou tablet para baixar o aplicativo e ter acesso às suas funcionalidades.

No app, é possível incluir as mais diversas aplicabilidades e formatos de conteúdos, como fotos, textos e vídeos, que podem ser devidamente selecionados de acordo com a identidade visual da instituição.

Conforme já dissemos, o app nas escolas permite otimizar os mais diversos processos, como pagamentos, calendários e comunicados. Um bom aplicativo resolve muitos problemas do dia a dia e permite que a rotina de gestores e professores seja mais simples, prática e eficiente.

A seguir, mostramos as principais vantagens de ter um app na escola.

Principais vantagens de ter um aplicativos nas escolas

Um aplicativo pode beneficiar de maneira bastante efetiva os processos da sua escola. Confira as 7 principais vantagens!

  1. Melhoria da comunicação com alunos, pais e responsáveis

Um dos grandes benefícios do app para escola é a melhoria na comunicação com alunos, pais e responsáveis. O aplicativo possibilita que a informação chegue de maneira direta e clara, evitando ruídos de comunicação. Com o app, a instituição passa a mandar recados que facilitam a vida de todos.

  • Facilita o controle dos pagamentos

Como não poderia deixar de ser, o aplicativo nas escolas também permite facilitar o controle dos pagamentos. Por meio do app, fica mais fácil gerar e enviar boletos, além de comunicar lembretes, o que é fundamental para diminuir a inadimplência e facilitar os processos administrativos.

Além disso, o aplicativo também pode ser um ótimo canal para resolver quaisquer problemas e pendências nos 7 dias da semana, 24h por dia, ou seja, sem se limitar ao funcionamento da escola.

  • Ajuda a acompanhar o desempenho dos alunos

Mais uma vantagem de ter um aplicativo nas escolas é que ele ajuda a acompanhar o desempenho dos alunos. Isso é especialmente interessante para os pais e responsáveis, que desejam verificar como os estudantes estão se desenvolvendo nos estudos. Com o app, é possível verificar as atividades entregues, as notas, a frequência em sala de aula e muito mais.

  • Ajuda nos estudos em casa

O app também pode ser um grande aliado no momento de estudar em casa. Ele pode ter recursos para compartilhar conteúdos para que o aluno reforce os conhecimentos transmitidos em sala de aula. Isso, é claro, acaba influenciando positivamente no desenvolvimento e no desempenho das crianças e adolescentes.

Com a facilidade da tecnologia, os materiais podem ser muito dinâmicos e atrativos, o que aumenta o engajamento de estudantes e tutores.

  • Otimiza a rotina dos professores

Como todos sabemos, o professor tem muitas responsabilidades e atividades para serem realizadas. Com a ajuda de um aplicativo, os tutores ganham mais agilidade em suas rotinas. Afinal de contas, um app pode ser útil para lançar notas e faltas, por exemplo, o que otimiza o tempo do professor. Assim, ele tem mais tempo para elaborar aulas mais assertivas e amigáveis ao perfil de um grupo de alunos.

  • Possibilita vantagem competitiva

Qualquer pai quer buscar uma educação de qualidade para o seu filho, não é mesmo? Quando os responsáveis encontram uma escola com recursos modernos, tendem a ter mais confiança para matricular seus filhos.

Por meio de um aplicativo, a instituição ganha mais visibilidade, credibilidade e, por consequência, vantagem competitiva. Com uma imagem mais moderna, a escola aumenta as chances de captar novos alunos, além de trabalhar para manter os atuais estudantes.

  • Otimiza a gestão da escola

A gestão da escola é um processo que envolve muita complexidade. Controlar muitas particularidades nem sempre é uma tarefa fácil, mas um app ajuda a otimizar tudo. O app, afinal, contribui para disponibilizar as principais informações relacionadas a alunos e professores, além de ajudar com os dados da área financeira.

Dessa maneira, o resultado é que os gestores conseguem ter uma visão mais completa dos processos como um todo, o que faz com que eles estejam mais preparados para novidades e pontos de melhoria. 

Ideias para criar um app nas escolas

Não é preciso ser um expert em tecnologia para ter um app na escola. Evidentemente, há inúmeras opções para você criar um aplicativo na sua instituição. Você pode, por exemplo, contratar uma agência ou um profissional freelancer. Também é possível buscar ferramentas por si mesmo.

A seguir, confira algumas ferramentas para criar apps na escola:

  • Android Studio (gratuito, com código aberto, para Mac, Windows, Linux): esse app conta com um ambiente integrado para desenvolver software e oferece profile multiplataforma para Android. Clique aqui;
  •  PhoneGap (é gratuito e conta com código aberto): oferece um software framework e sua indicação é para apps de pequeno e médio porte. Saiba todos os detalhes clicando aqui;
  • Pocket Code (disponível gratuitamente, para Android): essa ferramenta permite criar aplicativos, animações e vídeos. Saiba tudo aqui;
  • AppsGeyser (gratuito, para web e cloud): essa plataforma permite desenvolver aplicativos móveis, com a criação das mais diversas funcionalidades. Saiba todos os detalhes aqui.

É claro que esses foram apenas alguns exemplos para ilustrar que criar um app para escolas está longe de ser um bicho de sete cabeças.

Basta um pouco de planejamento, disciplina e ação para ter um aplicativo que é a cara da sua instituição de ensino e que será essencial para o avanço do processo de Transformação Digital na Educação.

O que achou deste texto sobre as principais vantagens de ter um aplicativo na sua escola e ideias para criar um app na sua instituição? Ficou com alguma dúvida? Fale para a gente nos comentários!

Compartilhe este post nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Baixe nosso e-book e saiba porque a transformação digital é fundamental para sua escola

assine nossa newsletter e receba os conteúdos

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Este site utiliza cookies para oferecer a você uma melhor experiência na navegação.