fbpx

Como e por que adotar processos de seleção on-line nas escolas

Essencial para as instituições de ensino, a Transformação Digital nas escolas nos mostra que contar com a tecnologia é algo urgente.

O assunto, que já é pauta do setor há alguns anos, se tornou ainda mais presente nos dias de hoje. A pandemia e a necessidade do distanciamento social transformaram a rotina de diversas áreas, que precisaram se adaptar a uma nova realidade em que recursos tecnológicos ganham destaque.

Entender o conceito de Transformação Digital nas escolas e ter consciência do seu impacto para o ensino é fundamental para ter a exata compreensão de como a tecnologia pode otimizar os processos de educação.

Pensando nesse assunto, neste artigo vamos mostrar algumas dicas e ideias práticas para criar processos de seleção on-line nas escolas. Confira!

Por que adotar processos de seleção on-line nas escolas?

É bem provável que você já tenha participado de algum processo de seleção em escolas. Geralmente, você marca um horário, chega no local, entra numa sala e tem um tempo pré-determinado para realizar o exame, certo?

Agora, porém, com o avanço do processo de Transformação Digital nas escolas, muitas seleções passaram a acontecer no formato on-line. Isso acontece por diversos motivos e traz muitas vantagens para os envolvidos.

Entre os benefícios de adotar os processos de seleção on-line nas escolas, podemos destacar:

  • Maior alcance de pessoas, recebendo candidatos de diversos lugares;
  • Mais agilidades na avaliação dos exames, provas e redações;
  • Otimização da organização das etapas de entrada na escola;
  • Reforço no marketing e na marca da instituição de ensino;
  • Facilidade de organizar diversos processos seletivos ao mesmo tempo;
  • Redução de custos em várias esferas.

Entendimento da jornada do futuro aluno

Para recrutar novos alunos para as escolas, é importante que a instituição invista em uma plataforma e em canais de comunicação para proporcionar a melhor experiência possível para futuros estudantes e seus responsáveis.

A fim de ter um processo de seleção bem estruturado, é essencial ter consciência da Jornada do Aluno. É por meio dela que é possível identificar desejos e necessidades de potenciais clientes, que contam com o perfil que a uma instituição de ensino pretende recrutar.

Geralmente, essa jornada acontece em cinco etapas:

  1. Descoberta: o aluno ou responsável descobre que sua escola existe;
  2. Interesse: vê que é uma boa opção para a educação da criança;
  3. Candidatura: a pessoa demonstra interesse em fazer parte da escola;
  4. Seleção: participa de provas, redações e entrevistas;
  5. Matrícula: o aluno é aprovado e passa a fazer parte da escola.

Principais etapas dos processos de seleção on-line nas escolas

Como não poderia deixar de ser, muitas instituições de ensino estão adaptando seus processos seletivos com a ajuda da tecnologia. Algumas escolas, inclusive, utilizam a internet como único meio para selecionar novos alunos para as suas turmas.

Logo abaixo, mostramos as principais etapas de um processo de seleção on-line nas escolas:

  • Divulgação: quem não é visto não é lembrado. É importante que a escola divulgue seus serviços em sites, blogs e redes sociais;
  • Análise dos possíveis futuros alunos: é importante que as escolas mapeiem os perfis dos estudantes que pretendem ter na instituição. Por exemplo, ter foco em crianças moradoras de determinada região;
  • Testes de conhecimento: é muito comum que sejam realizados testes de conhecimentos gerais e de disciplinas como matemática, português e redação. Para isso, a empresa precisa investir em um bom sistema;
  • Entrevista por vídeo: a entrevista realizada por vídeo é muito eficiente e pode ser realizada com futuros alunos e responsáveis;
  • Softwares de análise comportamental: isso pode ser um diferencial para identificar mais características dos públicos de relacionamento.

Dicas para ter sucesso nos processos de seleção on-line nas escolas

Embora pareça algo muito simples, é muito importante tomar alguns cuidados nos processos de seleção on-line nas escolas. Afinal de contas, a reputação da instituição está em jogo e tudo precisa ser transparente.

Para o sucesso do processo, é preciso que a escolha tenha conhecimento, técnicas e, evidentemente, um pouco de jogo de cintura. Da mesma maneira que ocorre no contexto presencial, seguir alguns passos bem definidos é algo muito importante para o sucesso do projeto.

Logo abaixo, você confere três dicas.

1. Realize testes prévios

Antes de começar a realizar seleções online com o seu público, faça todos os testes para garantir que os programas estejam funcionando e, acima de tudo, proporcionem uma experiência agradável. Não existe nada pior do que um potencial cliente encontrar dificuldades em algo que espera-se que seja feito de forma simples, prática e rápida.

2. Siga um roteiro pré-determinado

Normalmente, os processos de seleção on-line nas escolas seguem um roteiro pré-determinado. Pode ser, por exemplo, um teste de matemática e português, seguido de uma redação. Em seguida, a escola pode propor uma conversa por chamada de vídeo com um diretor ou professor.

3. Mantenha o clima agradável

Se engana quem pensa que isso acontece somente em encontros presenciais. Nos momentos de interação com alunos, pais e responsáveis, é essencial que o profissional da escola tenha atenção a detalhes como a luminosidade, o fundo do espaço da conversa, o som, entre outras coisas. O mais importante de tudo é passar uma imagem profissional.

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, os processos de seleção on-line nas escolas fazem parte do caminho de concretização da Transformação Digital na educação. Sem sombra de dúvidas, ter consciência disso já não se trata de uma escolha, mas de uma necessidade para um futuro que acontece agora.

O sucesso da seleção e das entrevistas realizadas com a ajuda de recursos digitais não vai acontecer da noite para o dia. Como em qualquer mudança, é natural que tudo seja gradual, até que a instituição encontre um modelo adequado à sua realidade e ao contexto do seu público. 

Por isso, é cada vez mais importante investir em novos conhecimentos e recursos, entendendo o que já existe no mercado e trabalhando para apostar no melhor projeto para a sua escola.

O que está esperando para dar o próximo passo? Se você gostou do texto e das ideias, aproveite para deixar um comentário. A sua opinião é muito importante para a gente.

Compartilhe este post nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Baixe nosso e-book e saiba porque a transformação digital é fundamental para sua escola

assine nossa newsletter e receba os conteúdos

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Este site utiliza cookies para oferecer a você uma melhor experiência na navegação.