fbpx

Saiba a importância do trabalho on-line dos orientadores educacionais

Dentro das escolas, o orientador educacional integra a gestão da instituição, ao lado do coordenador pedagógico e do diretor. Esse profissional é responsável pelo desenvolvimento pessoal dos alunos e tem a missão de dar todo suporte necessário em sua formação como cidadão.

Em parceria com o professor, ele busca trabalhar dentro do processo do âmbito comportamental dos estudantes. Enquanto o professor tem o dever de cumprir o currículo escolar, o orientador educacional trabalha com foco em otimizar os valores e as relações interpessoais dos alunos.

Em um mundo com tantas mudanças, a Transformação Digital na educação ganha cada vez mais destaque. Isso, por sua vez, permite que o trabalho do orientador educacional também seja realizado pela internet.

Neste texto, vamos falar todos os detalhes da importância do trabalho on-line dos orientadores educacionais, que é cada vez mais essencial nas escolas.

Quem é e para que serve orientador educacional

Como o nome sugere, o orientador educacional é um profissional que cuida da parte pedagógica, mas, diferente dos professores, ele é responsável pela formação dos alunos enquanto cidadãos. Embora essa função possa ser confundida com a de um psicólogo, é preciso destacar que seu trabalho tem um objetivo eminentemente educacional e não terapêutico.

Para realizar suas tarefas, o orientador educacional tem um dia a dia mais dinâmico, recebendo os alunos em sua aula para conversas individuais — para resolver problemas de bullying, por exemplo, — e circulando pelos espaços de convivência das crianças e adolescentes.

Esse trabalho também ultrapassa os muros da instituição de ensino, sobretudo agora com as novas regras de distanciamento social, em que muitas atividades passaram a ser realizadas no formato on-line.

Atividades do orientador educacional na internet

Contar com o trabalho de um orientador educacional é cada vez mais importante para as escolas, sobretudo em tempos de muitas incertezas. Na internet, esse profissional pode realizar as mais diversas atividades juntos aos alunos e seus pais responsáveis.

A seguir, mostramos algumas das principais tarefas que o orientador educacional pode executar a distância. Confira!

Auxílio em processos de aprendizagem

Enquanto o professor precisa cumprir o currículo escolar e passar uma determinada matéria, o orientador educacional pode acompanhar, de maneira mais pontual, uma dificuldade específica.

O orientador pode, por exemplo, identificar a necessidade de sugerir novas metodologias de ensino ou outras formas de explicar um assunto ou matéria que o aluno sente impedimentos para aprender.

A partir desse contexto, vale dizer que esse profissional tem o desafio de, ao mesmo tempo, promover o melhor ensino e encontrar soluções criativas, a fim de que o processo educacional seja mais rico, dinâmico e prazeroso.

Otimização do autoconhecimento dos alunos

O autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para as pessoas, em especial para aquelas que estão em processo de formação como cidadãos, que é o caso dos estudantes.

A partir de um contato mais próximo com os estudantes, os orientadores educacionais acabam ajudando nas dificuldades dos alunos e, assim, estimulam valores como a autoconfiança e o autoconhecimento.

Dessa forma, de maneira geral, as relações nas escolas se tornam mais ricas. Afinal de contas, quando são ouvidos, os alunos se sentem mais amparados e compreendidos. Com isso, naturalmente, conseguem realizar suas tarefas com mais dedicação e prazer.

Esse trabalho ainda contribui para que os estudantes tenham mais empatia em seu dia a dia, o que estimula um espírito de mais colaboração e coletividade — nas escolas e em casa também.

Acompanhamento da evolução dos alunos

Conforme já destacamos, o orientador educacional atua junto às dificuldades dos estudantes. Além disso, esse profissional também avalia as ações ou métodos mais eficazes para acompanhar a evolução dos alunos.

Com isso, fica mais fácil perceber quais são as principais dificuldades encontradas e como pais e professores podem se unir a favor dos alunos. Dessa forma, o orientador consegue melhorar o ensino e ainda ajudar na disciplina e na motivação dos estudantes.

É claro que todo esse trabalho é feito de forma gradual, com a ajuda de todos os envolvidos, e sempre deve ser realizado com muito respeito e diálogo.

Melhoria da comunicação entre escola e família

A melhoria da comunicação entre escola e família é mais um importante trabalho que pode ser realizado pelo orientador educacional. Para que o processo de educação seja o melhor possível, é essencial que a família mantenha uma boa relação com a instituição e o orientador pode ser a ponte dessa comunicação.

Nesse sentido, esse profissional deve acolher não somente as dúvidas dos estudantes, mas dos seus pais e responsáveis também. Dessa maneira, será possível assegurar a transparência do relacionamento, a fim de garantir as melhores condições de aprendizagem e crescimento.

Esse contato do orientador educacional com a família pode acontecer por meio de reuniões individuais ou palestras, por exemplo, que podem ser realizadas a distância sem nenhum tipo de problema.

Garantia do cumprimento dos valores da escola

Toda instituição possui valores que desejam transmitir para alunos e pais e responsáveis. Dessa maneira, a figura do orientador educacional é importante para que esses valores sejam cumpridos à risca.

Isso permite que a família tenha mais tranquilidade em saber que confia em uma escola que está ajudando as crianças e adolescentes a ter uma educação responsável, com respeito ao próximo e consciência do papel na sociedade.

Ferramentas para as reuniões on-line do orientador educacional

Uma vez que as reuniões e palestras on-line são cada vez mais comuns dentro do processo de Transformação Digital na educação, é importante destacar algumas das principais ferramentas que podem ser usadas pelo orientador educacional em seu dia a dia. Confira a seguir:

  • Zoom Meetings: essa ferramenta permite que até 500 pessoas participem de uma reunião e recebem até 10 mil em webinars;
  • Skype: esse famoso serviço de videoconferência permite criar encontros on-line com até 50 pessoas;
  • ezTalks: em sua versão gratuita, a plataforma reúne 100 participantes em encontros com duração de cerca de 45 minutos;
  • Google Hangouts: é uma ferramenta totalmente gratuita e permite criar conversas on-line com até 10 pessoas;
  • Microsoft Teams: essa ferramenta de encontros virtuais permite videoconferências com cerca de 250 pessoas;

E aí, o que achou da importância do trabalho on-line dos orientadores educacionais? Como vimos ao longo do texto, o trabalho desse profissional não precisa (e não deve) ficar restrito ao ambiente físico.

Sobretudo em tempos de pandemia, a Transformação Digital na educação é um processo que deixou de ser um diferencial. Agora, sem sombra de dúvidas, é uma necessidade para escolas de todos os perfis e tamanhos. Na sua escola, além das ações on-line dentro das atividades do orientador profissional, você já está colocando a Transformação Digital em prática?

Compartilhe este post nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Baixe nosso e-book e saiba porque a transformação digital é fundamental para sua escola

assine nossa newsletter e receba os conteúdos

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Este site utiliza cookies para oferecer a você uma melhor experiência na navegação.