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Site para escola – o que você precisa saber para ter um site campeão

Site para escolas - por onde começar

Ter um site com informações irrelevantes, estrutura de navegação confusa e layout feio é a formula para expulsar seus futuros alunos. Um website atraente e objetivo é um convite para o usuário navegar por mais tempo e conhecer melhor sua escola, aumentando suas chances de matrícula.

Quer saber como fazer do seu site um canal mais eficiente? Continue a leitura!

O que tem mais impacto: conteúdo ou visual?

É claro que ter um site visualmente atrativo é extremamente importante. No entanto, não adianta ter um design de encher os olhos se o conteúdo não tiver qualidade . Esses dois aspectos devem andar em conjunto e se complementar. As pessoas estão em busca de informações relevantes, que solucionem os seus problemas, ou ao menos apontem caminhos para encontrar soluções práticas e objetivas. Assim, ter uma embalagem atrativa para um conteúdo realmente útil é o melhor que o seu site pode fazer pelo seu aluno e pelo sua escola.

Como planejar e estruturar o conteúdo do site?

Um site campeão precisa ser criado com honestidade e transparência. O primeiro contato do longo relacionamento com um novo aluno vai passar pelas informações do seu site.  Por isso, ele deve mostrar sua instituição de forma clara e sem rodeios. Tecnicamente, o desenvolvimento de um site deve respeitar alguns passos essenciais. Conheça alguns deles:

Construir páginas simples

Cada página do site deve ser pensada para cumprir um objetivo específico, que entregue ao aluno exatamente o que ele busca. Expor uma infinidade de informações, tentando mostrar tudo o que a sua escola oferece de uma única vez, tem mais chances de saturar o espaço e distrair o usuário sem cumprir nenhum objetivo.

Seja paciente! É mais efetivo exibir de forma organizada o que o usuário quer e convidá-lo a conhecer as outras áreas do site.

Fazer uso de uma linguagem direta e objetiva

Mesmo para assuntos que exigem o uso de uma linguagem mais técnica ou formal, é preciso ter o cuidado de manter as informações claras e objetividade. Acima de tudo, usar uma linguagem direta significa falar o essencial, sem dar muitas voltas ou fazer uso de rebuscamentos desnecessários.

Usar recursos visuais com equilíbrio

Fotos, vídeos, infográficos e ilustrações. Todos esses recursos visuais ajudam a dar mais leveza ao conteúdo, contribuindo para uma leitura mais direta e menos cansativa, garantindo maior eficiência na mensagem. No entento, é preciso ter cuidado com esses recursos, para que eles não sejam excessivos, deixando a página lenta. Afinal, as pessoas têm cada vez menos paciência para esperar o carregamento de uma imagem ou vídeo. Com a demora no acesso, o cliente encerra a interação bem antes que o desejado.

Ter layout leve e ser responsivo

Um site interessante e chamativo não é sinônimo de muitas cores, blocos de texto e imagem, pop-ups que pulam a todo o momento. Além de ser extremamente irritante, esse excesso de informação acaba poluindo a página, deixando a navegação cansativa. Optar por um layout leve favorece a interação, além de facilitar a boa navegação em qualquer dispositivo.

Ter um site responsivo, ou seja, que funciona perfeitamente em todos os dispositivos — computador, tablet ou celular — melhora muito a experiência do cliente e cria familiaridade logo no primeiro contato. Por isso, parte indispensável no desenvolvimento de um site é pensar em soluções de layout que funcionem bem em qualquer dispositivo.

Outras métricas de interação dos próprios alunos devem ser observadas, inclusive em outros canais de interações, como as redes sociais da empresa. Ouvir o aluno em seus diferentes canais de interação é um caminho certeiro para identificar o que não anda tão bem no seu site e que pode estar prejudicando a comunicação e a conversão em venda.

Usar áreas de Call to Action (CTA)

Call to action é um termo de marketing usado para mensagens que levem o usuário a realizar um ação, como “Saiba mais”, “Ligue agora” ou “Marque uma visita”. Deve ser usado em diversas partes do site, para incentivar o leitor a entrar em contato com a escola. Da mesma forma que os outros recursos, deve ser usado de forma objetiva, para não confundir o usuário.

Quais são as páginas mais importantes de um site?

Seja qual for o tamanho da sua escola, há quatro páginas que não podem faltar no seu website:
– Página inicial (Home);
– Página “Sobre” ou “Quem somos”;
– Blog;
– Página de contato.

Página inicial

É a porta de entrada da sua escola na internet. Ela deve apresentar de forma resumida as informações mais importantes do seu site, com links para cada página específica. É preciso que ela tenha um fluxo de informações que direcionem o cliente de forma clara para os próximos passos da interação. Calls to action bem direcionados são muito importantes para que os usuários acessem as outras páginas e conheçam melhor a sua escola.

Sobre ou quem somos

É a página em que a escola deve se apresentar, exibir seus diferenciais e mostrar o que pode fazer pelo aluno. Por isso, deve ser pensada de forma transparente e direta. Um histórico bem apresentado ajuda a criar admiração e confiança no potencial e qualificação da escola para entregar o que promete. Fotos reais bem produzidas ajudam a mostrar melhor a estrutura da escola.

Blog

A postagem no blog é a grande oportunidade que a escola tem para mostrar sua qualificação e capacidade para entregar o que promete. Por isso, a criação do conteúdo deve fazer parte do planejamento de marketing, para fomentar a atração e captação de novos alunos. Escreva de forma sincera, mostre todo o seu conhecimento e não esconda informações. Um texto bem escrito te transforma numa autoridade no assunto e certamente vai indicar para o futuro aluno que ele pode confiar na sua instituição e nos profissionais que trabalham nela.

Escolha sempre assuntos relevantes para o aluno (atual e futuro), e organize cronologicamente, apresentando os mais recentes primeiro. Criar categorias para os textos facilita a navegação e permite que o usuário encontre logo o que está buscando.

Incluir áreas de Call to Action interessantes, chamando para assinar o blog, entrar em contato, deixar um comentário ou compartilhar a postagem nas redes sociais, é uma forma eficiente de estimular o leitor a se manter conectado com a escola.

Lembre-se sempre de compartilhar os seus textos nas redes sociais, para que eles alcancem maior número de pessoas. Veja como usar melhor as redes sociais nesse link.

Contato

Facilite a ação do cliente que entrou na sua página de contato. Inclua Calls to action óbvios e diretos como “Fale conosco!”, “Ligue agora!” ou “Marque uma visita”. Use links diretos para o endereço de e-mail ou disponibilize formulário de mensagem direta.

Disponibilize os números de telefone com indicações dos canais como SAC, setor de vendas e ouvidoria. Isso direciona de forma mais satisfatória a ação do cliente, bem como informações de endereço com mapas que o ajudem a localizar com mais facilidade a empresa.

Caso a sua escola tenha um atendimento formal via WhatsApp, é possível incluir uma função de mensagem instantânea. Mas esse é um recurso que só deve ser utilizado se realmente houver disponibilidade para uma resposta rápida.

Seguindo esses passos, certamente você terá um site responsivo, interessante e eficiente para todos os seus objetivos. Do relacionamento e retenção de alunos a melhores resultados em vendas e novas matrículas.

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